Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

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REFORMA DO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E ENTRAVES

Inês Silva Gonçalves dos Santos, Edinaldo Medeiros Carmo

Resumo


O Ensino Médio, última etapa da Educação Básica, sempre foi alvo de tensões, com alternância de finalidades e configurações curriculares a depender dos contextos, históricos, sociais, econômicos e políticos em nosso país. Essas tensões são refletidas nas inúmeras leis e reformas que abrangem o Ensino Médio, desde a Reforma de Capanema, em 1942, por exemplo, até os dias atuais com Lei 13.415 de 2017. A atual Reforma impõe mudanças significativas na estrutura curricular, na organização do tempo, bem como nas finalidades dessa etapa de ensino que novamente passa a ter como opção a formação técnica profissional como um dos itinerários formativos. Amparado pela pesquisa documental e bibliográfica o presente artigo apresenta dados preliminares sobre meu objeto de pesquisa do mestrado, que trata dos desafios e entraves do Novo Ensino Médio.

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