Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

LITERATURA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE A LEITURA DE BEST-SELLER

Fernanda de Andrade Santos, Cleide Selma Alecrim Pereira

Resumo


Este trabalho tem por objetivo observar as influências dos usos dos best-sellers como um dos degraus para a formação do leitor. Para isso, uma pesquisa de campo, através de entrevistas semiestruturadas, foi realizada com alunos do quarto ano do turno matutino da escola técnica CETEP, Centro Territorial de Educação Profissional – Sertão Forte, Euclides da Cunha – Ba, com o propósito de observar a contribuição da leitura dos best-sellers em sua formação como leitores. O texto segue dividido em dois momentos: primeiro, discutimos sobre o leitor e suas escolhas de leitura literárias; segundo, os resultados da pesquisa a campo, a partir da qual chegamos à conclusão que sim, os best-sellers, como qualquer texto literário, que fizeram parte da vida do leitor, têm sua importância reconhecida como um dos degraus para a formação do leitor. Como apoio teórico, alguns autores foram utilizados, a fim de contribuir para a pesquisa, a exemplo de Abreu (2006), Petti (2019), Silva e Zilberman (1995), que discorrem sobre leitura literária, além dos autores Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017) que discutem acerca das fases do leitor.

Texto Completo: PDF