Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

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A RELAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO PRÉ E DURANTE A PANDEMIA

Ellen Silva dos Santos, Jaqueline Alves de Oliveira, Ana Maria Oliveira Lima, Zeneide Paiva Pereira Vieira

Resumo


Este artigo é resultado de discussões nas disciplinas de Estágio Pesquisa e Estágio Extensão do Curso de Letras - UESB, bem como das primeiras vivências no Programa Residência Pedagógica, já na modalidade remota. A partir de nossa preocupação com a importância do ensino de Língua Portuguesa, procuramos compreender se ocorre a falta de interesse dos alunos para com esta e o momento atual em que vivemos. Assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica, temos como objetivo refletir acerca do que já foi publicado sobre o desinteresse do aluno do ensino básico pela disciplina de Língua Portuguesa e os prováveis fatores que os levam a isso, incluindo este momento pandêmico e a necessidade do ensino remoto. Nesse processo, consideramos o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, observando as metodologias e a relação professor-aluno como pontos de discussão. Baseamo-nos, para isso, em estudos e pesquisas que concernem à formação docente e suas práticas, tendo como referências Paulo Freire (2018), dentre outros; a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); e nossas experiências como bolsistas no Programa Residência Pedagógica – UESB (2020-2021). Ademais, discutimos como essas metodologias e a relação professor-aluno vêm ocorrendo durante o ensino no cenário pandêmico e remoto em que nos encontramos, por intermédio de um breve panorama do ensino de Língua Portuguesa no contexto pré e durante a pandemia. Desta forma, os fatores aqui abordados nortearão as possibilidades a serem seguidas para o bom andamento do ensino ao que tange as metodologias e a relação professor-aluno.

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