Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A IMPORTÂNCIA DO SABER-FAZER DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO FÍSICO SOCIAL

Débora Costa Assunção, Ana Claudia Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio

Resumo


A prática docente é necessária na construção do conhecimento, mesmo que repleta de dificuldades e desafios. Este trabalho tem como objetivo compreender a importância dos saberes do professor de Geografia no Ensino Remoto Emergencial - novo ambiente social e permeado por longas distâncias geográficas. O distanciamento físico social fez com que os professores trocassem o espaço da sala de aula, pelas telas dos seus celulares ou computadores e por aplicativos digitais. As consequências da pandemia na área da educação ainda estão sendo estudadas e investigadas e muitos estudantes foram afetados no mundo todo, revelando as desigualdades de acesso e oportunidades. Durante as reuniões do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG) foram relatadas experiências de alguns professores no ensino remoto, no que se refere a adaptação e os desafios do processo de ensino e aprendizagem. Os professores buscam entender os benefícios de novos projetos exercendo a criatividade, visão e espírito de trabalho em equipe para, em conjunto, estabelecer um "novo normal”.

Texto Completo: PDF