Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Carmita Luzia Tomaz, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio

Resumo


A pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, chamado de COVID-19, atingiu os países do mundo. No Brasil, desencadeou instabilidade e a necessidade de medidas de contenção dos casos, dentre elas, o fechamento de comércios, templos religiosos e as instituições escolares. Para o ensino, houve a necessidade de incorporar o ensino remoto de maneira emergencial. Dessa forma, questionou-se sobre a prática do professor de Geografia durante a pandemia, no intuito de ouvir os docentes que estavam vivenciando a situação no momento. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar as narrativas dos professores de Geografia sobre suas práticas pedagógicas durante a pandemia da COVID-19. Os resultados evidenciaram a dificuldade de incorporar o ensino remoto à educação, tendo em vista os diversos desafios enfrentados pelos alunos e professores em relação, principalmente, ao acesso à internet, aparelhos tecnológicos, e o manuseio de tais equipamentos.

Texto Completo: PDF