Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

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TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Aroldo Silva Santos, Vilomar Sandes Sampaio, Luciana Amorim de Oliveira

Resumo


O objetivo desse artigo é discutir sobre as tecnologias digitais na educação, tendo como base as experiências no Ensino Remoto Emergencial (ERE), de professores da Educação Básica, de instituições públicas e privadas da cidade de Vitória da Conquista-BA.As experiências foram narradas pelos docentes no âmbito do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG), em reuniões que aconteceram entre os meses de setembro e dezembro, do ano de 2020, por meio do Google Meet. No último século as tecnologias vem contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e influenciado no ensino de maneira gradativa, de forma que vem ganhando espaço nas aulas, a exemplo do uso de datashow, aplicativos,mas que no período da pandemia, agregou outras alternativas digitais, como as plataformas, próprias para o ensino, que ganharam espaço favorecendo ao processo de ensino e aprendizagemdesenvolvido por meio remoto. No ERE se fez necessário o uso de aplicativos e plataformas, entre outras alternativas digitais, para que o ano letivo de 2020 prosseguisse, amenizando os danos na educação. Porém os relatos dos professores sinalizam que vários problemas educacionais brasileiros são antigos e foram potencializados pela configuração estabelecida na pandemia. Apesar dos muitos desafios enfrentados pelos professores em realizar o ERE, pode-seentender esse momento, como uma oportunidadede maior inserçãodas tecnologias digitais nas práticas pedagógicas.

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