Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

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OS DIFERENTES SENTIDOS DE APRENDER E ENSINAR GEOGRAFIA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO

Ana Cláudia Sampaio, Débora Costa Assunção, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio

Resumo


O artigo tem o objetivo de apresentar os desafios de professores das redes pública e privada, diante do atual cenário em que a educação se encontra, devido a pandemia do COVID-19, por meio das narrativas ocorridas durante os encontros do Grupo de Ensino e Pesquisa no Geografia (GRUPEG). As narrativas abordaram o período de adaptação ao Ensino Remoto Emergencial (ERE), o uso de tecnologias e metodologias adotadas por escolas e professores, além da preocupação da aprendizagem efetiva e os diferentes sentidos de aprender e ensinar Geografia. Foi realizado também o estado de conhecimento para verificar as produções recentes sobre a temática, além do levantamento teórico, por meio de autores que tratam o tema, tais como: Cavalcanti (2002), Callai (2011), Selbach (2010), Menegolla e Sant’anna (2001), Moraes, (2012), Freire (1996). Foram observadas e analisadas algumas inferências dos professores com relação a importância do conhecimento geográfico, a inserção da tecnologia, o planejamento, bem como o trabalho com projetos de ensino como alternativa metodológica neste contexto pandêmico e a constante ressignificação a aprendizagem.

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