Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ATIVIDADE LÚDICA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Albério Matos dos Santos, Obertal da Silva Almeida, Matheus Saloes Freitas

Resumo


Frequentemente as Secretarias de Educação realizam jornadas pedagógicas, visando o aprimoramento das práticas educacionais dos professores, temas como avaliação, estratégias didáticas e currículos são recorrentes nestas jornadas. Com isso o professor procura atrelar seu planejamento às temáticas trabalhadas nestas jornadas, com o intuito de possibilitar a melhoria de seu trabalho docente. Contribuindo para essa possibilidade de melhoria e tentando auxiliar o educador por meio de uma estratégia que envolva ludicidade, foi criada uma avaliação sobre o conteúdo de Compostos Orgânicos, e essa avaliação é apresentada em formato de bingo modificado, cujo objetivo geral foi verificar se o bingo consegue proporcionar uma avaliação quantitativa e qualitativa por meio da ludicidade. Foi aplicado para os alunos do 1º ano do Colégio Estadual Alfredo Dutra, situado no município de Itapetinga-BA. O professor discorreu sobre o conteúdo em três etapas: aula expositiva, confecção de maquetes e paródias, e para mensurar o aprendizado de forma quantitativa e qualitativa, ocorreu a aplicação do bingo posteriormente. O bingo demonstrou ser uma estratégia prazerosa para os alunos, bem como, apresentou-se como uma boa ferramenta para mensurar a aprendizagem, envolvendo o caráter lúdico. Portanto, esse jogo se mostrou uma estratégia adicional para o professor, que pode agregar no ensino e aprendizagem, auxiliando os discentes no processo educacional.

Texto Completo: PDF