Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ANÁLISE DOS GESTOS E DA DIREÇÃO DO OLHAR EM UMA VIDEOAULA DE PORTUGUÊS: UMA ABORDAGEM COGNITIVA

André Lisboa, Beatriz Graça, Maíra Avelar Miranda

Resumo


Este trabalho propõe analisar os gestos manuais e a direção do olhar em uma videoaula disponibilizada no Youtube. O trabalho é baseado nos Estudos em Gesto (KENDON, 1981, 2004) e em Direção do Olhar (ROSSANO, 2012) e a relação que se estabelece com a Linguística Cognitiva. A fim de demonstrar como se configuram esses articuladores em contextos educacionais, visualizamos o nível de engajamento dos interactantes por meio mecanismos gestuais e a relação com os mecanismos linguísticos e, ainda, com os mecanismos de segmentação da direção do olhar. Sendo assim, para analisar a estrutura específica desse tipo de interação, baseamos as nossas discussões na relação entre os articuladores multimodais, que constituem a comunicação não-verbal, com a fala, que constitui a comunicação verbal. Os resultados apontaram que o nível de engajamento do professor é estabelecido na tentativa de emular a interação com alunos, a partir de uma aula, gravada e disponibilizada digitalmente.

Texto Completo: PDF