Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE DOS TCCS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS XII DE GUANAMBI

Stefanny Martins Lopes de Araújo, Dinalva de Jesus Santana Macêdo

Resumo


Este ensaio é fruto de uma pesquisa realizada, como bolsista de Iniciação Científica, desenvolvida no período de 01 de agosto de 2019 às 31 de julho de 2020. Assim sendo, tem como objetivo analisar em que medida a temática da diversidade étnico-racial é objeto de estudo nos trabalhos de Conclusão do Curso (TCCs) de Pedagogia do Departamento de Educação do Campus XII de Guanambi da Universidade do Estado da Bahia, tendo em vista compreender as implicações desses estudos para a formação docente. Com isso, foram pesquisados os trabalhos produzidos a partir de 2003, em particular os que discutem a temática étnico-racial na Educação Básica. Este recorte temporal leva em consideração, a Lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira no ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares do país. Os resultados evidenciam que o processo de pesquisa e de elaboração dos Trabalhos de Conclusão do Curso (TCCs) colaboraram com a formação pessoal e profissional dos(as) discentes, produzindo uma consciência crítica sobre o racismo presente no contexto escolar. Portanto, a pesquisa buscou produzir conhecimentos acerca da temática em discussão, com o intuito de contribuir com a educação das relações étnico-raciais no âmbito da educação básica, como também reconhecer a importância da pesquisa para a formação docente.

Texto Completo: PDF