Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O LUGAR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS PRODUÇÕES DO PPGED/UESB

Sirlane Freitas Lacerda, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis

Resumo


A inclusão deve ser considerada como um processo universal, o qual reconheça que todas as pessoas são diferentes e devem ser vistas a partir de suas especificidades. Este texto objetiva apresentar o lugar que a Educação Especial ocupa no Programa de Pós-Gaduação em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) campus Vitória da Conquista. Para tanto, foi realizado uma pesquisa do tipo estado do conhecimento nos bancos de dados dos Anais do Gepráxis 2017 e 2019, na Revista Práxis Educacional e no Banco de dissertações do PPGED. Feito isso, foram selecionados oito artigos e duas dissertações, que discutem Educação Especial em uma perspectiva inclusiva. Por meio da análise de conteúdo, constatou-se que existe poucas produções científicas que têm a Educação Especial como objeto de estudo. As pesquisas identificadas e analisadas tratam de resultados de pesquisa sobre inclusão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental e sobre as concepções dos professores que atuam com alunos Público Alvo da Educação Especial. Conclui-se que há necessidade de realizar estudos sobre currículo e práticas educativas da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva.

Texto Completo: PDF