Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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EDUCAÇÃO INFANTIL E AS RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS ENTRE 2003 E 2018

Rúbia Sherllen Lima Oliveira, Sílvia Regina Marques Jardim

Resumo


Este artigo compõe os resultados da monografia que analisou a Educação Infantil e as relações sociais de gênero. O objetivo geral foi estudar artigos que se dedicaram a estudar a categoria gênero e a Educação Infantil, publicados entre os anos de 2003 e 2018. Procuramos analisar a contribuição desses artigos para pensar a Educação Infantil sob a perspectiva da categoria gênero e, para tanto, foi construída uma amostra composta por dez artigos que estudaram a temática. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa qualitativa com enfoque na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). As categorias de análise de dados foram constituídas a partir dos conjuntos que mais se repetiram nos artigos: brinquedos e brincadeiras, artefatos materiais e intervenção docente. Os resultados mostraram pouco avanço da liberdade das crianças em escolher brinquedos e brincadeiras e de explorar o ambiente escolar e, apesar das vigilâncias constantes, houve presença de várias situações de transgressões.

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