Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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DIALOGANDO OS SABERES: FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

Rosemária Joazeiro Pinto de Sousa, Iamara Junqueira de Carvalho Sousa, Rosany kátia Vilasboas M. Silva

Resumo


Este artigo vem dialogar, discutir e relatar as experiências compartilhadas durante uma experiência de formação continuada para profissionais de educação da rede municipal de ensino de Caetité realizada no ano de 2020. O objetivo da formação foi fortalecer a aplicação da Lei 10 639/03 na rede municipal de ensino de Caetité, promovendo estudos e orientações para a elaboração das Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola a fim de contribuir na formação e na prática docente para a promoção da equidade étnico-racial no ambiente escolar; considerando que a escola venha ser, cada vez mais, um espaço de valorização da diversidade étnico-racial e cultural. A formação é uma das maiores necessidades para suprir a necessidade de implantação da Lei 10.639/2003 pela comunidade escolar. Metodologicamente apresentaremos os perfis, as impressões dos participantes da formação, os resultados e a avaliação dos cursistas. Após os estudos realizados no curso, através de uma investigação exploratória e de abordagem qualitativa sobre a temática da formação para a diversidade étnico-racial voltada para as escolas que recebem alunos quilombolas, atravessado com a pesquisa-ação que culminou na elaboração de uma proposta das Diretrizes Curriculares para Educação Escolar Quilombola que foi encaminhada a secretaria de educação e já se encontra para apreciação do Conselho Municipal de Educação a fim de parecer.

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