Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

BULLYING NA ESCOLA: DISCUSSÕES DA PSICOLOGIA E INTERVENÇÕES NA TURMA DO 6° ANO NO COLÉGIO ALEXANDRE PORFÍRIO NA CIDADE DE POÇÕES-BA

Rafael Gomes Silva, Lucas Andrade de Araújo

Resumo


Considerado as recorrentes discussões e abordagens relacionadas com o bullying na escola e seus respectivos fatores que ocorreram e ocorrem diariamente em diversas escolas do mundo, se torna fundamental uma abordagem de concepções a respeito do tema proposto. Dessa forma, o artigo promove uma discussão sobre o bullying de maneira teórica e posteriormente através de dinâmicas foi possível analisar o comportamento e visões dos alunos a respeito da temática. Essas intervenções ocorreram especificamente na sala de aula da turma do 6°ano do Colégio Alexandre Porfírio na cidade de Poções-BA. Com isso, os alunos compreenderam e desenvolveram discussões, relatando suas vivências e concepções. Ainda, foi possível uma intervenção, na qual os alunos puderam sentir e perceber as causalidades do bullying sentido por meio da prática, algumas dificuldades relacionadas com a realidade do bullying e compreenderam o sentido da empatia amplificando ainda mais suas visões contribuindo assim para o combate do bullying.

Texto Completo: PDF