Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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DIVERSIDADE ÉTINCO-RACIAL NA ESCOLA: OLHARES E PERSPECTIVAS

Rafael Conceição dos Santos

Resumo


O presente trabalho, é resultado de um estudo monográfico concluído, que tem por tema; Corpo e cabelo black como símbolos de afirmação da identidade negra. A discussão presente neste texto, trata-se de um recorte do estudo realizado em uma escola pública de ensino fundamental II, no município de Taperoá-Ba. Nesta direção, este artigo tem por finalidade, apresentar os resultados de uma pequena série de entrevistas que teve como público, três professoras atuantes no turno vespertino. Assim, o objetivo central desta etapa do estudo, buscou analisar quais eram as percepções das docentes sobre as questões étnico-raciais e o ensino da história e cultura afro-brasileira na escola. Para o diálogo teórico foram utilizados os estudos de Gomes (2001, 2011, 2012), Guimarães (2012), Mattos; Abreu (2012), Schwarcz (2012), Silva (2011), Sodré (2014), entre outros autores. Ademais, a discussão presente neste escrito busca refletir sobre a importância da educação para a diversidade étnico-racial e as ações educativas.

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