A DIVERSIDADE NA ESCOLA: AS CONTRADIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC
Queziane Martins Cruz, Inaiara Alves Rolim, Mônica Clementino de Menezes, Arlete Ramos dos Santos
Resumo
Este estudo tem como objetivo realizar uma discussão a respeito das contradições inerentes à diversidade na escola no contexto da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Fruto de uma pesquisa bibliográfica, este texto faz uma abordagem sobre a maneira como a diversidade sociocultural das classes populares é tratada na discussão desse documento. A construção dessa discussão se dá à luz de teóricos como Santos (1997), Mészaros (2001, 2008, 2011), Saviani (2017), Frigotto (2017), Freiras (2018), que se dedicam a uma teorização da educação do ponto de vista mercadológico, entendendo que a dinâmica social acontece de acordo com os interesses do sistema capitalista, sendo a educação um espaço de manipulação e comercialização. A análise realizada revelou que a diversidade é tratada de forma muito superficial, não abrindo espaço para discussões mais densas sobre as comunidades campesinas, quilombolas, indígenas, dentre outras. Assim, fica sob responsabilidade da escola fazer as adequações curriculares necessárias para contemplar as especificidades socioculturais de cada comunidade. Por outro lado, entendemos que a BNCC, enquanto documento normativo, precisa contemplar de forma mais densa as discussões inerentes à diversidade no sentido de contribuir com a implementação de uma educação de qualidade e com um processo de ensino e aprendizagem transformador.
Texto Completo: PDF