A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE CULTURAL
Niltânia Brito Oliveira, Jovinal Ferreira Côrtes
Resumo
Vislumbrando o atendimento da educação para a diversidade, o presente artigo tem como objetivo analisar os fatores que se relacionam com a formação continuada dos professores para o trabalho da diversidade cultural. Além disso, discute como a materialização desses elementos poderão se desdobrar em mudanças significativas na prática educativa dos docentes. Os principais referenciais teóricos utilizados foram Almeida (2018), Munanga (2001), Gomes (2017) e Freitas (2005). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, que utilizou como técnicas metodológica a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Os resultados do trabalho evidenciaram a necessidade da intensificação na formação continuada como estratégia de combate às diversas discriminações e ao racismo estrutural na escola, o que reverbera nas relações entre os indivíduos em todos os aspectos da vida em sociedade.
Texto Completo: PDF