Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE CULTURAL

Niltânia Brito Oliveira, Jovinal Ferreira Côrtes

Resumo


Vislumbrando o atendimento da educação para a diversidade, o presente artigo tem como objetivo analisar os fatores que se relacionam com a formação continuada dos professores para o trabalho da diversidade cultural. Além disso, discute como a materialização desses elementos poderão se desdobrar em mudanças significativas na prática educativa dos docentes. Os principais referenciais teóricos utilizados foram Almeida (2018), Munanga (2001), Gomes (2017) e Freitas (2005). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, que utilizou como técnicas metodológica a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Os resultados do trabalho evidenciaram a necessidade da intensificação na formação continuada como estratégia de combate às diversas discriminações e ao racismo estrutural na escola, o que reverbera nas relações entre os indivíduos em todos os aspectos da vida em sociedade.

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