Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UESB: MEMÓRIAS DO IR E VIR ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE

Nádia de Sousa Silva, Fernanda Ramos Lacerda

Resumo


O estágio supervisionado tem um importante papel no processo formativo na área de ensino, pois é capaz de desenvolver o olhar crítico do licenciado em Geografia e torná-lo um ser atuante para lecionar ou não, além de possibilitar a compreensão dos desafios enfrentados pelos alunos e pelos professores no desenvolvimento do estágio. Nessa direção, o estágio supervisionado tem o intuito de inserir os licenciandos na prática docente, pois relaciona a teoria aprendida na academia com o chão da sala de aula. Nesse sentido, esta pesquisa teve o propósito de analisar o significado do estágio supervisionado para a formação docente do licenciando de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), tendo em vista o ir e vir dos licenciados nos espaços da escola e da universidade. Para a consecução dessa pesquisa, foram utilizados estudos sobre a temática do estágio supervisionado, com destaque à contribuição dessa vivência para o processo de formação docente, e, para viabilizar esse estudo, e alcançar os objetivos delineados foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: a priori realizou-se um aprofundamento teórico conceitual, para fundamentar as questões a serem estudadas. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os licenciandos que já vivenciaram a prática do Estágio Supervisionado e com as docentes da Área de Ensino do Curso de Licenciatura em Geografia da UESB, buscando identificar os elementos mais significativos acerca das memórias e representações destas sobre a experiência vivenciada.

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