Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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LITERATURA INFANTIL: VALORIZANDO A CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Marciele Neres de Jesus, Dinalva de Jesus Santana Macêdo

Resumo


Este texto propõe reflexões a partir do projeto extensionista Alfabetização e Letramento Étnico-Racial: valorizando a cultura afro-brasileira, que busca propiciar espaços de aprendizagens, com o intento de ajudar na construção da identidade da criança negra. Nessa perspectiva, construir a imagem positiva dos negros e negras na escola e na sociedade, perpassa pela desconstrução da concepção literária universal, que tem contribuído ao longo dos séculos para a deslegitimação e inferiorização de identidades dos sujeitos socioculturais que foram por muito tempo invisibilizados e subalternizados. Nesse sentido, os currículos das instituições de ensino precisam ser constantemente interrogados, questionando sobretudo as representações produzidas e materializadas no espaço escolar, uma vez que essas representações refletem na construção das identidades dos alunos. Dessa forma, por meio da contação de história buscou-se trazer para a escola, outros olhares, sob outras abordagens de histórias e culturas. Nesse prisma, o desenvolvimento do projeto reforça a necessidade e a possibilidade da integração de temáticas étnico-raciais no cotidiano escolar desde a Educação Infantil, de forma integrada ao ensino, apontando caminhos para a descolonização dos currículos e das práticas educativas, a partir da contação de histórias, com a adoção da literatura afro-brasileira.

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