Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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SERÁ QUE MAOMÉ VAI ATÉ A MONTANHA? A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR E SUAS IMPLICAÇÕES

Luana Euzébio Silva, Raquel da Silva Reis

Resumo


A Pedagogia hospitalar é uma política pública criada para que crianças e adolescentes hospitalizados possam ter acesso à educação e com isso não sejam prejudicados e percam o ano escolar. Assim o objetivo desse artigo é analisar a atuação do pedagogo no ambiente hospitalar, condições de trabalho suas maiores dificuldades e em que medida essa política educacional está sendo ofertada, destacando a importância da formação docente neste processo. Como fonte legal de pesquisa também lançaremos um olhar sobre o aparato legal. Como resultado pode-se notar a necessidade de um profissional da área pedagógica no ambiente hospitalar já que é de fundamental importância para a recuperação da criança. Porém, apesar de tantas leis e diretrizes, ainda é difícil o acesso desses direitos por falta conhecimento tanto dos pedagogos quanto da família responsável pela criança que tem esse direito. Uma das maiores dificuldades do pedagogo em busca de seu espaço são as dificuldades encontradas em seu caminho dentro e fora do hospital, que são perdas de alunos/pacientes que por um estado avançado de suas enfermidades acabam vindo a óbito, falta de espaço para se trabalhar nesses ambientes e multisseriação.

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