Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEB DO CAMPUS XII E AS INTERFACES COM A TEMÁTICA RACIAL

Jamile Pereira dos Santos, Sueli de Castro Costa Souza, Dinalva de Jesus Santana Macêdo

Resumo


Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Iniciação científica em desenvolvimento que tem como objetivo analisar como o currículo e as práticas pedagógicas do curso de Pedagogia dialogam com as questões étnico-raciais, tendo em vista compreender os fatores que implicam nesse processo. Nesse sentido, busca indagar de que maneira o currículo e as práticas do curso de Pedagogia dialogam com a diversidade étnico-racial? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que tem como campo empírico o curso de Pedagogia do Campus XII de Guanambi/BA. Neste ensaio, as reflexões foram feitas a partir da análise documental do PPP do curso e de entrevistas com quatro estudantes do oitavo semestre do curso. Os resultados evidenciam que existem poucas disciplinas com ementas e conteúdos programáticos no currículo que contemplam a diversidade étnico-racial, tais como: Antropologia e Educação, Sociologia da Educação, Currículo, História e Cultura Afro-brasileira e Indígena e Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino em História. Portanto, o currículo pouco trabalha com a temática da diversidade étnico-racial, ficando sob a responsabilidade do componente curricular História e Cultura afro-brasileira e indígena.

Texto Completo: PDF