Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO E SURDEZ: PROCESSOS FORMATIVOS E EDUCATIVOS DE JOVENS SURDAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA

Ivanete de Jesus Rocha, Silvia Regina Marques Jardim

Resumo


O presente estudo, desenvolvido no âmbito do mestrado em ensino, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, tem como proposta investigar os processos formativos e educativos de jovens surdas no município de Vitória da Conquista – BA, a partir, principalmente, dos estudos surdos e das considerações sobre as relações sociais de gênero. Assim, partindo da categoria gênero, buscamos identificar características dos processos formativos e educativos de jovens surdas, com idade entre 17 e 25 anos, que estudaram ou estudam em escolas públicas do Município de Vitória da Conquista – BA. Desse modo, pretendemos abordar duas diferenças que constituem o processo de identidade desses sujeitos, a saber: o gênero e a surdez. E, nesse processo investigativo, algumas questões orientam o estudo dessa temática: como jovens surdas compreendem seus próprios processos formativos e educativos em instituições como a escola, a família e a sociedade? De que modo as trajetórias de jovens surdas são construídas? Como elas vivenciam a escola? Como se dão os processos de amizade? Quais os anseios pessoais, educacionais e profissionais?

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