Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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CORPOREIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA APAE – GUANAMBI

Caroline Souza Marques, Hermesson Lucas Ramos Cardoso, Michelle Dourado Silva

Resumo


O presente artigo trata-se do relato de experiência vivida durante o Estágio em Espaços Não-Formais realizado entre o final do ano de 2019 e início de 2020 na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) situada no município de Guanambi-Bahia. Iniciou-se com a observação, posteriormente construção de um projeto de intervenção que atendesse as necessidades dos estudante e em seguida à concretização do projeto de intervenção. Nesse período, foi idealizado e construído uma Brinquedoteca para o local, um espaço pensado para atender os estudantes da Associação, com intuito de contribuir para o desenvolvimento sociocultural e psicomotor. Utilizou-se como aporte teórico os escritos de Gonçalves (1997), Freire (1991) entre outros. A abordagem metodológica é qualitativa e os instrumentos foram observação Lakatos (2003) com duração de 20 horas, seguido de 40 horas de intervenção. Foram utilizadas atividades com o propósito lúdico, exibição de filmes, rodas de conversa, atividades artísticas, e outros recursos. Os resultados foram significativos, pois os estudantes demonstraram melhorias na interação social, na autonomia e no desenvolvimento do seu processo de acordo com as suas potencialidades.

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