Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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ESTUDOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE EM UMA DISCIPLINA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Gleydson da Paixão Tavares

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência a partir da realização do componente curricular Educação em Ciências, Cultura e Sociedade (ECCS), do Programa de Pós-Graduação em nível de mestrado em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Tem como objetivo descrever e refletir sobre o desenvolvimento e as contribuições da disciplina ECCS, na perspectiva da diversidade de gênero e sexual na educação. Este estudo é de natureza descritiva e reflexiva e utilizou como instrumentos para a produção de dados a análise documental e as narrativas dos autores e de duas mulheres transexuais1 que contribuíram para a realização de um seminário – parte integrante das atividades avaliativas do componente curricular. Adotou o método (auto)biográfico que permitiu a narração de experiências a partir da reflexão. As análises e discussões tiveram um cunho qualitativo, ancoradas pelos pressupostos pós-estruturalistas. A disciplina Educação em Ciências, Cultura e Sociedade nos possibilitou importantes discussões relacionadas ao campo da educação, gênero e sexualidade. Contribuiu para refletirmos sobre o processo educativo e o papel da educação na sociedade contemporânea com vistas a uma formação humanizadora e que privilegie o respeito às diversidades e ao pluralismo cultural.

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