Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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AS ARTES CÊNICAS NO TRATAMENTO TERAPÊUTICO: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO TEATRO COMO PERCURSO PARA A EMANCIPAÇÃO SOCIAL DOS USUÁRIOS DO CAPS DE POÇÕES-BA.

Gérsica Santos Cunha, Larissa Macieis de Jesus, Luana Oliveira Santos, Brenda Luara dos Santos de Souza

Resumo


O presente artigo tem com objetivo principal demonstrar a importância das artes cênicas como função pedagógica e instrumento terapêutico para reabilitação psicossocial dos usuários do CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), o mesmo trará discussões importantes relacionadas ao processo histórico, retrocessos e avanços do movimento para emancipação dos usuários do CAPS durante os anos. Este estudo foi concluído por meio de uma pesquisa exploratória de campo, na qual busca primeiramente, por meio de autores que debatem sobre o tema, discutir sobre os aspectos citados. E para entender esses pontos a partir da realidade, foram feitas visitas e entrevistas a profissionais e usuários dos CAPS da cidade de Poções-BA, contribuindo assim para melhor discussão do assunto presente. A partir dessa discussão teórica e da observação prática, percebemos que as artes cênicas, principalmente o teatro, faz com que essas pessoas construam novamente a sua própria estética, já que proporciona atividades que promovem a interação, socialização e autoconhecimento. Percebemos também que o teatro é um instrumento positivo para esses usuários, mas que deve ser atrelado a todo processo terapêutico, o que depende de outras atividades estruturadas, de profissionais capacitados e do envolvimento da família. Materializando-se assim como uma prática pedagógica de emancipação social fundamental no processo terapêutico junto à um conscientiza-se de si.

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