Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM AGROFLORESTA: IMPLANTAÇÃO DE SAF COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA EDUCACIONAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE POSTO DA MATA – BA

Érica de Jesus Portugal, Maria Monielle Salamin Cordeiro Monteiro, Kariny de Oliveira Paiva

Resumo


Os Sistemas Agroflorestais, caracterizados como um sistema heterogêneo, são cultivos consorciados que buscam mitigar uma história catastrófica na agricultura construída através do desmatamento e da destruição das florestas. Partindo desse princípio, foi desenvolvido em uma escola municipal de Posto da Mata/BA o presente projeto, que teve o objetivo de trabalhar com agroecologia e os SAF’s no ambiente escolar, com o propósito de, além de proporcionar aos alunos uma aula interativa, mostrar na prática como é possível produzir alimentos com ações que não estão fora da sua realidade. Foram traçadas etapas que criassem uma analogia com a forma de alimentação vivida nos tempos de hoje a uma alimentação ideal, fazendo parâmetros com os caminhos que podem ser percorridos para produção desses alimentos, minimizando da melhor forma possível os impactos causados na produção alimentar e ambiental. A dinâmica aconteceu em caráter de mutirão. O projeto possibilitou que os discentes tivessem a vivência da prática e um conhecimento introdutório no que se diz respeito à conscientização e preservação do meio ambiente, promovendo o desenvolvimento de uma consciência ecológica. A iniciativa do projeto mostra a variedade de possibilidades e um leque de ações que podem ser promovidas em um espaço escolar com a agrofloresta.

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