Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA E AS PRÁTICAS DE ATENDIMENTO À POPULAÇÃO SURDA

Emanuelli Zequinelli Rosa dos Santos, Felipe Santos Viana, Silmara Nascimento da Silva, Brenda Luara dos Santos de Souza

Resumo


Partindo de um questionamento prático, este artigo propõe uma reflexão sobre as práticas psicológicas, principalmente as de caráter psicoterápico clínico, no que diz respeito ao atendimento de pessoas surdas nas instituições de formação de Psicologia em Vitória da Conquista. A discussão é apresentada a partir de um processo de pesquisa através de entrevistas semiestruturadas. Na análise dos resultados, foram destacados os núcleos de significação relacionados ao atendimento em psicologia à população surda e formação profissional do psicólogo. Com base nos relatos coletados, pode-se chegar a conclusão de que existe uma lacuna no processo formativo do profissional psicólogo, como também uma consequente escassez de demanda da população surda nos serviços de Psicologia nas instituições de ensino superior da cidade. Finalmente, o artigo propõe uma intervenção baseada na parceria entre os Grupos de Trabalho do CRP e instituições de ensino em Psicologia, atuando na formação continuada dos professores de Psicologia das instituições de ensino superior em Vitória da Conquista, na promoção de eventos sobre o tema da surdez e da cultura surda, e na reformulação dos currículos das graduações em Psicologia de modo a abarcar as demandas da comunidade surda.

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