Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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ESTUDO DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS

Edileide de Jesus Gomes, Adelice Pereira de Jesus

Resumo


Este artigo busca analisar as dissertações publicadas sobre Educação Física (EF) escolar e gênero, no período compreendido entre os anos de 2014 e 2018, por meio de uma metanálise qualitativa e revisão sistemática na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Objetiva investigar em produções acadêmicas publicadas na internet, quanto ao debate da relação de gênero nas aulas de EF escolar. Propomos analisar estudos acadêmicos sobre práticas de ensino na Educação Física escolar binária, refletindo aprendizagens, igualdades entre os seres humanos, enquanto construtores históricos: ativos, reflexivos e conscientes dos papéis de gênero socialmente construídos. As análises empreendidas neste estudo têm por finalidade reiterar a urgente e necessária superação de uma educação machista, sexista que delega à mulher um papel secundário. Analisamos como discussões acerca de gênero na EF podem estimular posturas emancipadoras de mulheres violentadas como sujeitos históricos.

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