CURRÍCULO E IDENTIDADE: NOVOS TEMPOS, NOVOS SUJEITOS
Edilane de Jesus Gomes, Janaina de Jesus Santos
Resumo
O presente artigo objetiva discutir a produção de identidade do educando noco ntexto da escola, tendo em vista a relação do s sujeito s com os saberes e os poderes. Para tanto, p rimeiro situamos teoricamente o currículo escolar; e m seguida, traçamos um percurso sobre a produção de identidade e os elementos que produzem os educandos no entrelaçamento entre o individual e o coletivo O currí culo ordena, hierarquiza e seleciona os saberes para a educa çã o o que é determinante no processo de a prendizagem e de subjetivação Esta pesquisa é de cunho bibliográ fico e fez uma articulação entre t eorias sobre educa çã o, curr í culo identidade e sujeito Conclu ímos que é necessário que a escola reveja seus fundamentos, suas práticas e seu currículo para fazer frente às mudanças próprias de nosso tempo e promover pr áticas que fortaleç a m a identidade dos educandos para o exercício pleno da cidadania a socialização e o respeito às diferenças.
Texto Completo: PDF