Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Danielle Monteiro do Nascimento, Carmem Virgínia Moraes da Silva

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar o resultado de uma prática do componente curricular optativo denominado Orientação Profissional – OP, do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, ofertado no ano de 2019. Foi desenvolvida uma proposta interventiva, de caráter educativo, inclusivo e social, objetivando uma prática de OP para pessoas com deficiência, a ser realizada no serviço escola de Psicologia da UESB, o Núcleo de Práticas Psicológicas – NUPPSI. Têm-se como público alvo dessa intervenção um grupo de aproximadamente 15 pessoas, adolescentes, jovens ou adultos. O projeto foi construído à luz da perspectiva Histórico-Cultural de Vigotski, quanto a compreensão de homem, processo de desenvolvimento humano e os estudos da Defectologia. O método de intervenção sugerido pode contar com aplicação de questionário (com o objetivo de conhecer os participantes), roda de conversa, dinâmicas e registro fotográfico dos materiais produzidos. Tem-se como resultados esperados a desconstrução e ressignificação das práticas para a pessoa com deficiência, assim como, dar visibilidade a este sujeito quanto aos seus direitos no mercado de trabalho. Também espera-se que os participantes se apropriem e ressignifiquem sua realidade, desejos, necessidades e vontades, discernindo suas escolhas, sonhos e perspectivas futuras, a partir do processo de OP.

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