Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Daniel Neres da Silva, Emanuelle da Silva Cordeiro, Leila Carmo Ferreira dos Santos, Gisele Ferreira de Amorim

Resumo


A Educação Inclusiva vem sofrendo várias mudanças no passar dos anos e com isso as escolas começaram a receber crianças com necessidades especiais na qual antes destes processos de evolução não era possível, sendo assim, é essencial que os professores que atuam na área da educação infantil tenham uma visão ampla sobre o que é a Educação Inclusiva, pois, recebem diariamente crianças com algum tipo de necessidade especial e essa visão é um fator primordial. Deste modo o presente artigo intitulado “Percepção dos Professores da Educação Infantil sobre Educação Inclusiva” faz parte de uma pesquisa de caráter exploratório, que objetivou compreender qual a percepção dos professores da educação infantil sobre Educação Inclusiva. Para buscar essas concepções, foi realizado uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, e os dados sendo analisados conforme a análise de conteúdo de Bardin (2011). Este estudo também buscou compreender o contexto histórico da Educação Inclusiva e suas definições, bem como discutir a formação destes profissionais da educação. O embasamento teórico deste estudo se deu a partir de teóricos que abordam sobre essa temática: Aranha (2005); Zimmermann (2008); Mrech (1998); Bueno (2011) e Camargo (2017). Partindo deste princípio a pesquisa evidenciou que os professores carecem de uma formação mais adequada sobre a Educação Inclusiva.

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