Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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VIVÊNCIAS E PERCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE: UM MEMORIAL

Cristiano Santos da Cruz

Resumo


Considerando as diversas dimensões que atravessam o processo formativo, desde o espaço formal ao informal da Universidade, este Memorial Reflexivo se propõe em descrever minhas memórias e reflexões formativas sobre a educação inclusiva dentro dessa instituição. A minha escrita se baseou nas minhas vivências de escuta e trabalho de monitoria com alunos com deficiência dentro da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) como também minha experiência de elaboração teórica dentro da sala de aula, quando cursei a disciplina Psicologia e Necessidades Educacionais Especiais. No decorrer das minhas reflexões percebi que há aspectos sociais, políticos e subjetivos imbricados ao processo da educação inclusiva, assim como nas dinâmicas que permeiam a trama inclusão-exclusão. Por fim, considero a Universidade como um lugar de grande responsabilidade social, e que apesar dos seus entraves, possui grande potencialidade de transformação.

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