Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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INTERCULTURALIDADE EM FREIRE: DIÁLOGO ENTRE OS PRINCÍPIOS FREIREANOS E AS PRÁTICAS INTERCULTURAIS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Camila Nunes Souza

Resumo


Este artigo aborda e discorre a cerca de duas temáticas: os princípios educacionais freireanos e sua proposta de pedagogia libertadora e as práticas interculturais no ensino de língua estrangeira. Diante do estudo dessas temáticas se fez possível estabelecer um diálogo pertinente entre essas teorias assim como a compreensão dos pontos em comum, além disso, de como em diversos momentos elas se apresentam como completivas. Entende-se que o objeto de estudo aqui proposto é um elemento fundamental no âmbito educacional, levando em consideração aspectos de uma educação libertadora numa perspectiva intercultural, crítica-reflexiva e democrática. Dessa forma, esse trabalho estabelece relações existentes nessas áreas. O caminho metodológico foi traçado através uma pesquisa bibliográfica com autores das áreas de pedagogia, educação e ensino de línguas estrangeiras de modo interculturalizado. Durante a pesquisa foi possível concluir que professor, aluno, aprendizado crítico, responsabilidade educacional, pedagogia libertadora, práticas interculturais e educação democrática estão em todo o tempo se comunicando pois funcionam de forma integrada. Confirmou-se ainda, que o dialogismo entre as teorias freireanas e o campo do ensino interculturalizado é naturalmente possível e praticável.

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