Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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OS DESAFIOS PARA DESCONSTRUIR VELHOS PRECONCEITOS E CONSTRUIR UMA SOCIEDADE INTERCULTURAL

Armelinda Borges da Silva, Maria Aparecida Costa Oliveira, Fábio Santos de Andrade, Reginaldo Santos Pereira

Resumo


A presente pesquisa evidencia as principais ideias do texto intitulado “É hora de sacudir os velhos preconceitos e de desconstruir a Terra: sobre a educação intercultural”, de Pineda (2009). A autora de origem peruana, fundamentou suas escritas e pesquisas em variados textos acerca dos povos indígenas e a diversidade cultural de seu país, com foco na América Latina. Pineda (2009) traz à tona o momento difícil vivenciado pelo mundo, onde os percalços são consequências de uma crise financeira e econômica sem precedentes, que afeta a sociedade como um todo, sendo a população pobres a mais prejudicada. Para agregar as reflexões expostas por Pineda (2009), também alicerçamos a discussão nas abordagens de Walsh (2009) e Quijano (1992). Utilizou-se na pesquisa uma perspectiva qualitativa (MINAYO, 1994) e estudos bibliográficos ancoradas nos preceitos de Marconi e Lakatos (2003). A pesquisa se justifica por conduzir reflexões sobre uma educação intercultural e emancipatória, uma vez que discute o papel dos envolvidos no processo educacional, principalmente no que se refere ao pensar a diversidade, a diferença e construir aprendizagens significativas.

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