PERCEPÇÕES SOBRE O PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO COMO PRESSUPOSTO NECESSÁRIO À GESTÃO DEMOCRÁTICA
Soane Santos Silva, Ennia Débora Passos Braga Pires, Maisa Oliveira Melo Ferraz, Marilia do Amparo Alves Gomes
Resumo
O trabalho é um recorte de uma pesquisa de Mestrado que teve como objetivo analisar as concepções dos coordenadores escolares, gestores e coordenadores sobre o princípio da participação como pressuposto necessário à gestão democrática, na perspectiva do trabalho do coordenador pedagógico. O estudo pauta-se na dialética, na perspectiva do materialismo histórico e apropria-se da pesquisa bibliográfica para o aprofundamento teórico do objeto de estudo. Utiliza-se da análise documental e da entrevista semiestruturada, como instrumentos para coleta de dados. Desenvolveu-se na Rede Municipal de Educação - Ensino Fundamental, em Itapetinga-BA, tendo como sujeitos da investigação sete coordenadores pedagógicos escolares, quatro gestores das escolas onde atuam os coordenadores pedagógicos e dois coordenadores técnicos. Evidenciamos os entraves e as contradições nos processos de gestão democrática respaldados no princípio de participação, uma vez que os documentos analisados reconhecem e apresentam os mecanismos de participação, no entanto, nas escolas, poucos espaços para decisões coletivas são oportunizados.
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