Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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VIVÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA MODALIDADE DE PROJETOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Andreza Bispo dos Anjos Santos, Klayton Santana Porto

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar a análise crítico-reflexiva das experiências de estágio curricular obrigatório II na modalidade de projetos que foi realizado no curso de Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em ciências da natureza e matemática. O artigo traz reflexões acerca da formação de professores e da Educação do Campo bem como do ensino de ciências da natureza no contexto do campo em Antônio Cardoso- Bahia. O objetivo principal desse estágio foi perfazer a práxis no ensino de ciências nas escolas do campo de forma contextualizada e fazer do educador um agente social dentro da escola. A metodologia empregada é qualitativa acerca das experiências do estágio que aconteceu em uma turma do 3º ano do ensino médio na escola estadual. As análises trazidas são os resultados das experiências do estágio desde a construção do projeto até a execução das oficinas, as quais proporcionaram-me ampliação dos conceitos e experiência profissional e social quanto educadora do campo além de encampar uma reflexão profunda sobre a formação de professores. Pensar e agir na escola como uma instituição pedagógica e social dentro desse momento de estágio, nos trouxe uma ampliação do conceito de Educação do Campo e uma nova didática para as ciências da natureza, para além disso dar uma nova roupagem no ensino aprendizagem da escola campo, deixando uma marca significativa para alunos e professores.

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