Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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VISÕES DE CAMPO – ENTRE O REAL E O IMAGINÁRIO

Valéria Souza Lima Brito, Arlene Rosa de Santana, Karoline Kétery Alves Barbosa, Letícia Santos Azevedo

Resumo


O que é campo para você? Qual a sua ideia de campo? Interpelações como estas nortearam as análises do estudo apresentado, bem como conduziram o instrumento metodológico que atendeu tal investigação (escrita pictográfica). Esta ocorreu em uma reunião do Círculo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do/no Campo, composto por discentes e professores da UESB, professores da rede municipal de educação de Itapetinga e egressos do curso de Pedagogia/UESB. Os sujeitos da pesquisa foram 08 estudantes do Curso de Pedagogia, recém-chegados ao grupo de pesquisa CEPEC. Amparada pela abordagem qualitativa, a pesquisa analisou a ideia de campo retratada nos desenhos feitos pelos graduandos e sua relação com a concepção de campo tratada nos referenciais. Como resultados, problematizamos as implicações e contradições presentes na concepção de campo fornecidas pelos participantes, bem como o desencadeamento de três categorias: a) Campo – lugar belo e tranquilo para viver; b) Campo - lugar de alegria e de tristezas e c) Campo – lugar de educação, cultura e identidade. Esta produção é referenciada pelos aportes: Caldart (2009), Brandão (2009), Freire (1987), Chiavenato (1998), Ehlers (1999), Bagli (2006), Derdyk (2007).


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