Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADORA COM DISCENTES DO ENSINO MÉDIO EM SITUAÇÃO DE BAIXA FREQUÊNCIA ESCOLAR

Luciene Matos de Souza

Resumo


Este artigo visa abordar a ação interventiva desenvolvida pela equipe do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Subprojeto Pedagogia na Linha de ação Gestão Pedagógica Ensino Médio, em uma das escolas campo de atuação do programa. Um dos propósitos foi oportunizar aos discentes, maior percepção dos reais motivos da não assiduidade as aulas e sua implicação no processo formativo dos mesmos. Para tanto buscamos fundamentos teóricos da psicologia social Pichoniana e nos conceitos da concepção sócio interacionistas de Jean Piaget, (1990), Erikson (1976) e Henri-Wallon, (1975), para subsidiar as discussões na roda de conversa e analise do vivenciado ao longo da intervenção. Como princípio metodológico foi realizado vivência de sensibilização corporal e roda de conversa, associada as atividades de desenhos. Os resultados foram significativos por ter possibilitado o desenvolvimento de uma maior percepção quanto aos vínculos familiares, suas expectativas formativas em vista da profissionalização e o comprometimento com o processo de aprendizagem, evidenciando assim ampliação da percepção de si, dos processos de auto crescimento e busca pelo saber sistematizado. O que traduz a elevação da auto estima, auto imagem, integração do pensar, sentir e fazer e maior capacidade de resiliência frente aos desafios constatado em suas histórias pessoais e familiares.


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