Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UMA COLCHA COM MUITOS RETALHOS: NOSSA EXPERIÊNCIA DE CAMPO

Anne Rocha da Silva, Marileuda Fernandes do Nascimento Santos, Jussara Moreira

Resumo


Essa pesquisa tem por objetivo conhecer as memórias dos professores acerca do curso de pedagogia e a sua influência/ou/não dentro das suas práticas pedagógicas. Dentro desse propósito, o nosso objeto de estudo recaiu sobre as memórias dos egressos do curso de pedagogia. Sentido sobre o qual, as memórias, sempre no coletivo, guardam em si as experiências da vida cotidiana. Tal definição foi encontrada nos estudos de Bosi (1994). O processo investigativo teve como recorte de tempo entre primeiro e segundo semestre de 2018. Logo, a amostragem dessa investigação, centra-se nos professores do turno vespertino de uma escola municipal de Itapetinga, processo que nos levou a optar pela abordagem qualitativa e dentro dessa, como recurso metodológico trazer a memória, pela possibilidade de apreender e revelar a realidade do agora e de outrora do curso de Pedagogia. Assim, a luz da teoria e da metodologia, como resultado, verificamos na memória dos egressos uma importância dada ao curso de pedagogia, cuja diferença na formação dos professores alcança os alunos que estão inseridos dentro das escolas espalhadas pela cidade.

Texto Completo: PDF