Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UM OLHAR PARA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR – ANALISANDO CONCEITOS, DEFINIÇÕES E A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Jéferson Evangelista dos Santos

Resumo


trata das dificuldades de aprendizagem (DA) escolar, no tocante a seus conceitos e definições bem como das práticas de intervenção pedagógica para avaliação e acompanhamento dos/as educandos/as que apresentam essas dificuldades na escola. Objetiva as formas de intervenções que podem ser elaboradas para que esses/as alunos(as) tenham suas habilidades potencializadas e suas dificuldades amenizadas. A metodologia utilizada na execução deste trabalho é de abordagem qualitativa que visa entender a natureza de um fenômeno social, no caso, a partir da pesquisa de bibliográfica com o aporte teórico de Dockrell e Mcshane. Conclui-se que o desenvolvimento humano é um processo contínuo e integrado que envolve fatores biológicos, físicos, emocionais e psíquicos. A ruptura das etapas de desenvolvimento do aprendizado pode acarretar em desaceleração e atraso na aprendizagem das crianças e estas passam a apresentar as dificuldades de aprendizagem durante a fase escolar, problema que carece de ser urgentemente enfrentado pelos sujeitos envolvidos – família e escola. A comunidade escolar e a família precisam caminhar juntas para que efetivem um plano de ação contra as dificuldades de aprendizagem por meio de práticas de intervenção e inclusão. É desafiador o proposto para a realidade do sistema educacional brasileiro. Espera-se que a pesquisa possa ser útil aos que se interessam ou necessitam se aprofundar sobre a temática.

Texto Completo: PDF