Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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UM OLHAR FREIREANO SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Ana Maria Oliveira Lima

Resumo


Este artigo apresenta reflexões sobre Educação do Campo como uma educação que valorize o seu espaço geográfico, sua cultura e a sua identidade a fim de produzir bens materiais, sociais e culturais necessários a uma vida de qualidade que seja capaz de superar as desigualdades sociais. A Pedagogia Crítica Freireana entrelaça toda a discussão aqui apresentada apostando de que nada está posto, pronto e acabado; a este há sempre a possibilidade de “pronunciar o mundo” e de “ser no mundo”, sempre numa relação estreita com o outro. Os resultados aqui apresentados fazem parte de uma pesquisa, de inspiração etnográfica, desenvolvida no Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens defendida em 2017, e aconteceu em uma escola da Educação do Campo no interior da Bahia. Deste modo, o corpus desta pesquisa compôs-se de presença em e com o campo por um período de seis meses, no ano de 2015, e em 2016 para refletir colaborativamente com a educadora sobre a sua prática pedagógica. Os resultados apontam para uma necessidade urgente de um novo olhar sobre o tema, e, a partir dos sujeitos da pesquisa, enuncia o agenciar a educação do campo para além das tradições hegemônicas e excludentes. Educação esta que atenda também os anseios e as necessidades do homem do campo e da escola do campo, colocando-os como possibilidades de ser e estar no mundo, construindo e vivendo a suas próprias histórias, dando ressonância as suas próprias identidades, valorizando-as, como também as suas culturas.

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