Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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TRATO PEDAGÓGICO DO FUTEBOL NO ENSINO FUNDAMENTAL: VIVÊNCIAS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Elda Aparecida Couto Pimentel, Jutânia Teixeira dos Santos, Nadson Santana Reis

Resumo


O presente artigo trata de um relato de experiência do estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB-CAMPUS XII), estágio este que foi desenvolvido nas aulas de Educação Física, na turma do 1° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal da Rede Pública de Ensino, situada na Cidade de Guanambi-BA, perfazendo duas horas/aulas semanais nas sextas-feiras, no turno vespertino com 23 alunos com idades entre 6 e 7 anos. Este relato tem como objetivo refletir sobre as vivências do futebol no Ensino Fundamental (anos iniciais), e se justifica pela necessidade de trabalhar este conteúdo neste nível de ensino. Para subsidiar as nossas intervenções fizemos uso da abordagem crítico-superadora do Coletivo de Autores, visto que esta se respalda no discurso da justiça social, no contexto da sua prática, e busca levantar questões de poder, interesse e contestação. Faz uma leitura dos dados da realidade à luz da crítica social dos conteúdos possibilitando reflexões sobre a realidade dos homens. Desta forma, salientamos que este estudo se aproxima da pesquisa-ação que tem como propósito quebrar a lacuna existente entre teoria e prática, na qual utilizamos o diário de bordo para realizar registros dos acontecimentos e fatos marcantes das aulas que seria pertinente a nossa formação e atuação, auxiliando ainda na construção deste relato. Em suma, ressaltamos a importância de se trabalhar o futebol neste nível de ensino, pois este não é apenas um passatempo, mas sim um meio educacional capaz de socializar e ensinar.


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