Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES

Itana Naiara Silva de Oliveira Boa Sorte, Terezinha Camargo Magalhães

Resumo


O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do comportamento humano caracterizado por uma tríade sintomatológica de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que pode permanecer no indivíduo até a fase adulta. O objetivo desta pesquisa foi identificar os saberes dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I acerca do TDAH. Neste estudo empírico, adotamos a abordagem quantitativa, numa pesquisa de campo e, para isso, utilizamos um questionário, que foi respondido por 40 professores de uma cidade do interior baiano. Os dados foram tratados por meio de procedimentos de análise estatística descritiva. Os resultados revelaram que a maioria dos professores pesquisados não possui conhecimento teórico em diversas questões acerca dessa temática e nem prática no que se refere ao ensino com alunos com TDAH. Concluímos que os saberes dos professores sobre TDAH são insuficientes para o atendimento das crianças que sofrem com esse transtorno, sobretudo num contexto escolar e evidencia-se a necessidade de um investimento maior das Secretarias de Educação em qualificação dos docentes durante a formação continuada desses profissionais.


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