Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE E A ESCOLA – REFLEXÕES INICIAIS

Thais mascarenhas de Jesus, Claudionor Alves da Silva, Danielle Dias Alves, Laize Nepuceno da Silva

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão acerca da relação entre a escola, os professores e o aluno com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).  O TDAH é um dos mais frequentes distúrbios comportamentais que ocorrem entre as crianças. É um transtorno no desenvolvimento do autocontrole, marcado por déficits referentes aos períodos de atenção, ao manejo dos impulsos e ao nível de atividade. É caracterizado pela dificuldade de manter atenção, pela agitação e inquietude, o que muitas vezes pode configurar em hiperatividade e impulsividade. O propósito foi investigar questões que envolvesse o processo de ensino e aprendizagem de crianças com diagnóstico de TDAH. O foco da investigação foi o atendimento oferecido aos alunos tanto na sala de aula quanto na sala multifuncional, onde ocorre o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para tal, tomou-se como referência uma professora e a especialista da sala do AEE, de uma escola municipal de Vitória da Conquista, Bahia. A análise dos dados evidencia que tanto a professora quanto a especialista têm buscado auxílio para sua ação pedagógica, por meio da pesquisa de novas possibilidades que contribuam com a sua ação profissional. Assim, demonstram tentativas de oferecimento ao aluno com TDAH um ensino de qualidade sem segregá-lo no espaço escolar. Os dados revelam ainda que se faz necessário que os professores tenham conhecimento sobre a hiperatividade, o que muito vai auxiliá-los em salas de aula, no convívio com os alunos, reconhecendo-os e/ou identificando-os.

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