Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES

Elivânia Oliveira Barbosa, Terezinha Camargo Magalhães

Resumo


O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurológico que tem início na infância e perpetua-se até a idade adulta, provocando a desatenção, a impulsividade e a hiperatividade. O objetivo deste estudo foi relatar as experiências dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que lidam com alunos acometidos pelo TDAH em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa realizada a partir de uma entrevista semiestruturada com cinco professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Riacho de Santana-BA. A coleta dos dados conduziu a uma análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que os professores conhecem o TDAH, sabem definir os sintomas e conseguem identificar o aluno acometido por esse transtorno. Existe muita afetividade entre professor e aluno na sala de aula, e isso ajuda na superação dos desafios existentes. Os seus conhecimentos influenciam na melhoria da qualidade da relação professor/aluno. O estudo conclui que a busca incessante pelo conhecimento desse assunto por parte dos professores contribui para uma melhor atuação firmada pela relação direta entre evolução e saberes.

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