Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: NARRATIVAS DE PROFESSORES

Edna de Souza Santos, Terezinha Camargo Magalhães

Resumo


O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que se define por níveis prejudiciais de desatenção ou hiperatividade-impulsividade. O objetivo  deste estudo foi narrar experiências de professores que lecionaram para alunos com TDAH. O procedimento foi de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo. Utilizamos uma entrevista narrativa com doze professores do ensino fundamental I que possuem faixa etária de 28 a 50 anos. Os dados foram analisados por análise de conteúdo temática. Entre os resultados e conclusões, foi possível compreender que o  papel aluno com TDAH dentro da sala de aula muitas vezes causa estranhamento para os docentes, visto que eles precisam conhecer a criança com quem estão trabalhando, o seu contexto histórico e familiar. Muitas vezes, os professores fazem papel de pais, conselheiros e incentivadores das crianças. Ademais, nesse meio, também está o trabalho com a inclusão, que se faz muito importante na atualidade, porém as peças chaves para desempenhar esse papel ainda precisam de formação para exercer com melhor desempenho as suas atribuições.

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