Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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TRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE DA EJA-CAMPO EM ITABUNA-BA

Lisângela Silva Lima, Arlete Ramos dos Santos, Lizandra Silva Lima, Niltânia Brito Oliveira

Resumo


O trabalho resultado de uma pesquisa do Grupo de Estudos Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo em Educação, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, com objetivo de analisar o trabalho docente e a formação continuada dos professores da Educação de Jovens e Adultos em Itabuna-BA, buscando compreender a ação desenvolvido pelos professores desta modalidade. Os sujeitos pesquisados professores da EJA. A pesquisa centrou-se na questão: O trabalho docente e formação continuada ofertada pela rede municipal de educação de Itabuna, atende as especificidades da modalidade EJA-Campo? O estudo foi fundamentado dentre os autores: Gadotti (2006) e Garcia (1995). E para explicar a base metodológica buscamos aporte em Kosiki (1976) e Lakatos (2007). O caminho metodológico materialismo histórico dialético, abordagem quanti-qualitativa de natureza exploratória. Para atingir tais objetivos utilizou-se dos instrumentos para coleta de dados: análise dos documentos e aplicação de questionário. Após a análise dos dados, os resultados evidenciaram que, o município não dispõe de uma proposta de formação continuada, específica para a EJA-Campo. No texto, tratamos de aspectos das categorias trabalho e alienação, da perspectiva marxista, visando contribuir num alcance maior de compreensão no que se refere à crítica cotidiana da formação continuada para professores da EJA-Campo. Deseja que após esse estudo apresentado, a educação possa ser discutida sob uma perspectiva crítica, como elemento importante no desenvolvimento da sociabilidade humana, não podendo, portanto, seu desenvolvimento ser privilégio de ascensão pessoal de pessoas singulares.

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