Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE CURRÍCULO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Ana Denise Ribeiro Mendonça Maldonado

Resumo


O presente texto apresenta percurso de investigação, parte da escrita de tese de doutoramento, sobre os currículos dos cursos de Ciências Contábeis, pauta do programa de pesquisa do/no Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar (OCE). Tal proposição está fundada na busca por informações acerca da eleição dos objetos pesquisados, das fontes utilizadas e dos problemas registrados, nas teses e dissertações defendidas no Brasil sobre os currículos dos cursos de ciências contábeis. Diante disso, levantamos e selecionamos as produções disponibilizadas no banco de dados da Bibliotecas Digitais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (USP), a partir dos descritores Currículo e Ciências e Contábeis. Nesse contexto, vale destacar que temos em atividade 1878 cursos de graduação em Ciências Contábeis, sendo 1692 presenciais e 186 à distância, que intentam formar indivíduos para o mercado de trabalho, com a ideia do futuro do profissional contábil, apto a acompanhar a tendência global. Diante disso e, com resultados, ainda que parte da construção argumentativa, inferimos que a pesquisa sobre Ciências Contábeis e Currículo indica demanda crescente de objetos, fontes, temáticas e/ou problemas, que necessitam ser discutidos e aprofundados.

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