Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

TECNOLOGIAS DIGITAIS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ALGUMAS REFLEXÕES

Tiago Santos da Silva, Lívia Andrade Coelho

Resumo


As discussões apresentadas no presente estudo são frutos de uma pesquisa de campo que teve por objetivo analisar como as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC estão disponíveis na escola e de que maneira estão sendo utilizadas pelos docentes nas suas práticas em sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem. Este artigo fomenta reflexões sobre as tecnologias digitais no âmbito da educação escolar no tocante ao seu uso na prática pedagógica na relação ensino e aprendizagem. A metodologia de pesquisa empregada é de natureza qualitativa, do tipo exploratória. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, em um município do Sul da Bahia, nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Para coleta dos dados utilizou-se entrevista semiestruturada e observação. Conclui-se a partir da análise dos dados que os resultados revelam a presença e uso das TIC, entretanto, também a insuficiência de aparatos tecnológicos para as turmas, bem como a passividade dos educandos quanto a apropriação dos recursos tecnológicos.

Texto Completo: PDF