Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM: A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE MAPS, GOOGLE EARTH E GOOGLE STREET VIEW NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Jeferson Oliveira Gomes, Lidiane Sousa Trindade

Resumo


Esta pesquisa tem o objetivo de compreender como o Google Maps, Google Earth e Google Street View podem beneficiar os estudantes e docentes, no que diz respeito ao ensino e aprendizagem em Geografia. Diante disso busca-se entender como os professores, pode incluir seus alunos nas tecnologias digitais utilizando estes dispositivos do Google em suas aulas. Estes recursos disponibilizam elementos cartográficos tais como escala, planta e imagens de satélite e destacam-se pelas ferramentas de referências de direção e movimentação dinâmica que pode ser feita sobre qualquer parte do globo. Para tanto, foi necessário um levantamento teórico das obras de autores que relatam sobre o uso destas tecnologias digitais e a importância destes instrumentos para uma aprendizagem mais eficiente da Geografia, como: Oliveira (2003), Tanan (2016), Rêgo e Serafim (2015). O que se percebe é que o uso da tecnologia é importante, pois contribui no aprendizado de forma dinâmica, interativa e desperta a curiosidade, criatividade e interesse dos alunos. No entanto o papel do professor como investidor em metodologias inovadoras, que proporcionem a inserção dos alunos no mundo tecnológico é de suma importância. Apesar dos discentes da educação básica serem considerados nativos digitais, a mediação docente faz-se necessária na sistematização dos conteúdos.


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